O que é Constelação Sistêmica Familiar?

 Constelação Sistêmica Familiar Individual
Constelação Sistêmica Familiar Individual

É uma terapia complementar integrativa, reconhecida pelo Ministério da Saúde (portaria 702 de 2018), com respaldo da OMS (Organização Mundial da Saúde).

A Constelação Familiar, está alicerçada em preceitos da física quântica, onde compreende-se que tudo o que existe no universo é energia em essência.

Física Quântica é a ciência que explica que mesmo aquilo que entendemos por “matéria” (nosso corpo físico, nossa casa, nosso carro, nossos móveis etc) é na verdade energia compactada.

Se somos energia em essência, estamos – permanentemente - emanando ondas eletromagnéticas e recebendo ondas eletromagnéticas, ou seja, trocando energia, absorvendo energia e lançando energia...

Os membros de uma família, por exemplo, compõem o “campo de energia” dessa família, e estão permanentemente “trocando” informações energéticas. Mesmo aqueles que já partiram.

Todos os membros da família, lançam as suas memórias nesse campo: sentimentos, sensações, alegrias, frustrações, dores, amores, paixões, sofrimentos, conquistas, histórias enfim.

Esse campo de energia que armazena as memórias da família é chamado de campo mórfico ou campo morfogenético.

constelacao-03.jpg

Constelação Familiar em grupo

Nas sessões de Constelação Familiar, as informações necessárias para o movimento de “solução do problema”, vem através do acesso ao “campo morfogenético”.

Por isso, que a todo momento, os consteladores, usam as expressões “vamos abrir o campo, vamos consultar o campo, vamos ver o que o campo mostra”.

Nas sessões de Constelação Familiar em grupo, os membros da família, serão representados por participantes do grupo, e cada participante vai dizer como está sentindo a energia do familiar que está representando.

Não existe “qualquer mágica”, nem misticismo, o que existe é a manifestação da energia no campo, que permite a leitura sistêmica.

A Leitura Sistêmica, será realizada através do filtro chamado “Ordens do Amor”, de Bert Hellinger, psicoterapeuta, pedagogo, filósofo, teólogo, alemão (1925 – 2019), que é considerado o “pai” das Constelações Familiares e da Teoria Sistêmica.

As Ordens do Amor são os princípios basilares da Constelação Familiar:

  • Pertencimento: Todos têm o direito à inclusão.
  • Hierarquia: quem chegou antes é maior.
  • Equilíbrio: é preciso saber dar e receber.

Dentro de um “Sistema”, como a família por exemplo, é preciso que as “ordens” sejam respeitadas. Os pais serão maiores do que os filhos, porque chegaram antes. Ninguém pode ser excluído da família, porque é dever de todos reconhecer o lugar de cada um. Já nos relacionamentos de casal, é necessário que ambos estejam se sentindo retribuídos dentro do relacionamento.

Se alguma ordem, for ignorada, surge um “emaranhamento”, ou seja, um bloqueio, um desvio, um equívoco, nas dinâmicas familiares. De forma simples, imaginemos que um “nó” foi feito e passou a obstruir o fluxo do amor e da harmonia dentro do sistema.

Parafraseando meu querido professor Tarso Firace “é tudo uma questão de amor entupido”.

Constelação On Line, com bonecos na água
Constelação On Line, com bonecos na água

O objetivo da Constelação Familiar é perceber, através do campo morfogenético, onde se deu o bloqueio e qual a ordem que precisa ser restabelecida, e partir daí “desatar o nó”. Para isso, o terapeuta constelador dispõe de inúmeras ferramentas, das quais ele lança mão, para que o consulente possa fazer o seu próprio movimento.

O facilitador é uma ponte, um assistente, mas o movimento é do cliente. O Constelando é o protagonista da história, é a energia dele, enquanto membro da família (sistema) que pode acessar e reabastecer o campo das memórias coletivas, com uma possibilidade melhor.

Esse movimento implica numa simples mudança de postura, num olhar diferente, mas um olhar permeado de sentimento e de essência. É um movimento sutil, porém abrangente e estrutural.

A Constelação Familiar, permite-nos olhar para a nossa história com gratidão, tomar a força da nossa Ancestralidade e isso nos impulsiona para a vida, isso nos faz crescer.

O movimento termina sempre na melhor possibilidade para o momento. E ele atinge todos os membros do sistema, ele acerta o nosso passo, no “aqui e agora”, ele liberta os nossos ancestrais dos julgamentos e das culpas do passado e evita que os efeitos do emaranhamento atinjam os nossos descendentes. Simplesmente porque o emaranhamento se desfaz, permitindo que o amor, o entendimento, a gratidão e a ordem voltem a fluir.

 

Qualquer assunto pode ser tratado na Constelação Familiar:

Relacionamento com a Família, Relacionamento Conjugal, Sociedades, Empresas, Organizações, Prosperidade Financeira, Questões Patrimoniais, Heranças, Falências, Sintomas Físicos, Patologias, Traumas, Vícios, Fobias, Autoestima, Questões Jurídicas, Questões Cognitivas (de concentração e aprendizado), Distúrbios do Sono, Distúrbio Alimentar, Compulsões, Síndrome do Pânico, Ansiedade, Depressão, Doenças Crônicas etc, etc...

Eu tenho a alegria de dizer que os resultados positivos obtidos com esse trabalho atingem centenas de famílias que eu tive o prazer de atender.

Você pode mudar a sua vida através da CONSTELAÇAO FAMILIAR!

Eu posso lhe auxiliar nesse processo.

 

Se você ficou com alguma dúvida, estou inteiramente a sua disposição para conversarmos, acesse meus canais de contato na seção Fale conosco.