É uma assessoria jurídica diferenciada.
É uma forma de tratar questões judiciais ou que possam se tornar judiciais, através da visão sistêmica.
Antes de mais nada, a questão pode ser tratada com as ferramentas sistêmicas, sendo a CONSTELAÇÂO FAMILIAR, a principal delas.
Muitas situações se resolvem, antes mesmo do ajuizamento, através da CONSTELAÇÂO FAMILIAR.
A Advocacia Sistêmica propõe olhar além do “problema” trazendo algumas reflexões:
Por incrível que pareça, quando fazemos essa reflexão, o nosso olhar modifica e a nossa percepção sobre a questão fica clara, o que muitas vezes viabiliza uma solução amigável ao litígio existente.
Outras vezes, ao constelar “limpamos” os emaranhamentos que estavam bloqueando o desfecho necessário, e o processo se encaminha mais rapidamente, para uma solução.
Inúmeros são os casos de sucesso já contabilizados no judiciário brasileiro, que usaram o “Direito Sistêmico ou a Advocacia Sistêmica” como forma de mediação.
Importante referir o nome do Juiz Sami Storch, que é a minha referência dentro do chamado “Direito Sistêmico”.
O Dr. Sami é o pioneiro na aplicação das Constelações Familiares, dentro do judiciário, também é professor, palestrante e mentor sobre o assunto.
Especialmente nas questões de direito de família, é imprescindível que as partes se olhem de forma respeitosa, em honra aos laços constituídos, porque nenhuma sentença é capaz de desemaranhar e restabelecer a dinâmica saudável nas relações familiares.
Estamos tratando aqui do SENTIR de cada um, e isso é infinitamente maior do que uma mera demanda jurídica.
Mas, qualquer questão pode ser trabalhada dentro da Constelação Familiar e da Advocacia Sistêmica, por exemplo: questões de heranças, alienação de patrimônio (uma venda que não se consegue fazer), questões trabalhistas, questões criminais etc.
Toda e qualquer questão humana, pode ser trazida para a leitura sistêmica e para o campo fenomenológico das Constelações Familiares.